Pregação em 31 de dezembro de 2011
Davi Martins Ribeiro
Vista-se de um novo sentimento
Cl 3.1-17
Meus amados irmãos, a paz do nosso Senhor!
Hoje é o ultimo dia de 2011, acordei pensando em como este ano foi especial para mim, e quantas outras pessoas tiveram o mesmo processo de conversão pelo qual passei; mas por outro lado, também me veio à mente a lembrança de que muito mais pessoas ainda estão perdidas, sem conhecer o evangelho; e que outros até podem ter se convertido, mas que ainda estão aprisionadas na sua vida cômoda de pecado e blasfêmia. Hoje cedo, às 2 da madrugada, estava na minha cama lendo minha bíblia e refletindo sobre meu 2011 quando repentinamente, por uma vontade do Senhor, um vento adentrou meu lar, mesmo ele sendo completamente forrado e me abriu duas bíblias no texto de Colossenses Cap. 3. Li o texto, refleti e recebi isto, como um pedido do Senhor, para alertar ao povo que Ele tanto ama, para um 2012 abençoado.
Colossenses Cap.3. 1-17
Bíblia de estudo Dake – Almeida Revista e Corrigida.
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”
Este livro foi escrito em Roma pelo apóstolo Paulo, por volta de 64 d.C, feito em forma de carta, foi enviada junto com as cartas aos Efésios e a Filemom. Esta carta foi escrita ao povo de Colosso, na intenção de enviar-lhes uma mensagem de esperança, alertando-lhes sobre a liberdade espiritual e a união completa com Cristo. O que me vale aqui comentar, é que após 1948 anos, esta carta ainda serve para fazer o povo de Deus refletir. Durante todos estes anos, muitos se salvaram certamente, porém, outros apenas se enganaram. Amados, servir ao Senhor está além de ler e conhecer a Bíblia, está além de ir todos os dias a Igreja, está além de dá uma excelente oferta todos os cultos, porque servir a Deus, não é algo físico é algo espiritual. Analisem comigo este maravilhoso texto.
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.” Cl 3.1
Este versículo alerta-nos sobre a vida espiritual; amado, se você já ressuscitou com Cristo, alerta-te a pôr teus interesses nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus Pai Todo Poderoso. Estar ressuscitado com Cristo é sinal de vida nova, de mudança de atitudes, de mudança de ideologia e de pensamentos. Você tem que se atentar a não mais fazer pequenas bobagens que antes te perseguiam na vida mundana, como por exemplo, comentar com a irmã do lado a qualidade das vestes de algum membro da igreja. Essas pequenas bobagens, dentre outras, podem impedir tua ressurreição espiritual.
“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;” Cl 3.2
É necessário nos conectarmos as coisas espirituais, o Senhor não ordenou a nenhum homem da história para construir mega templos para que se pudessem salvar almas, Ele ordenou a evangelização. Os homens têm esquecido a necessidade de evangelizar e atualmente, grandes líderes disputam almas construindo mega templos e apresentando um Deus de fartura física, mas não um Deus espiritual. A presença de Deus em nossa vida, não está na vida social, na casa, na roupa ou no carro, está em nosso espírito. Quando morremos a matéria corpórea fica e ao encontro de Deus apenas o espírito segue. Vigie o seu espírito e atente as coisas do céu, porque as riquezas da terra não serão levadas.
“Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” Cl 3.3
Que linda é esta mensagem! Quando é dito que já estamos mortos ele se refere a três coisas:
1. Para o pecado – (Rm 6.2,7,11; 1 Pe 2.24) A bíblia afirma que quem está morto não pode mais ser atingido pelo pecado, pois o Senhor é nossa fortaleza.
2. Para a lei – (Rm 7.4; Gl 2.19) A bíblia diz que vivemos a baixo da lei do homem, mas que maior que ela é a lei de Deus, devemos ser obedientes a Lei de Deus, servi-lo incansavelmente e concretizar suas obras.
3. Para os rudimentos do mundo (Cl 2.20) A palavra diz que morremos com Cristo e que ficamos livres dos espíritos maus que dominam estas terras. Então porque continuamos a viver como se fossemos desse mundo? Não devemos mais obedecer às regras imundas daqui, mas atentar e ser superior a elas, porque o Senhor nos deu tal autoridade pelo sangue de Cristo.
“Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.” Cl 3.4
A manifestação de Cristo ocorrerá no Grande Dia - O Dia do Arrebatamento. Este dia não é conhecido por nada nem ninguém, portanto, é necessário estarmos preparados, é preciso que o povo de Deus esteja pronto, e a preparação não é física e nem financeira, é espiritual. Quando o dia chegar, Cristo irá se manifestar e juntamente com Ele, também todos os escolhidos, estejam prontos, preparem-se para ser um escolhido e para viver na glória do Senhor. Não podemos esquecer que Cristo é a nossa verdadeira vida, e que no momento de sua vinda, estaremos compartilhando a sua glória.
“Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;” Cl 3.5
Este versículo fala-nos da carne, fonte do maior pecado humano. Nosso corpo é o caminho mais curto para as tentações de Satanás, e ele sabe disso, e usa muito bem este caminho. É preciso mortificar nossos membros, os inferiores são membros que se curvam e que idolatram imagens e pessoas que não são Deus; é o fanatismo por um artista, por um atleta, por um pastor... Nada nem ninguém estão acima de Deus, portanto apenas o Senhor é digno de adoração; os superiores são membros que nos favorecem a impureza, nos agilizam ao roubo, nos induzem as más intenções; todos os nossos maus desejos vêm provenientes dos membros superiores; no nosso tronco, está o coração, uma bomba usada por Satanás para nos afastar de Deus, ele é responsável por nossas paixões más, por ilusões que nos afastam de Deus, pode ser um parceiro de sexo oposto, pode ser um objeto de desejo pessoal, não importa, pelo coração, Satanás nos faz esquecer-se de Deus. Na cabeça, está a indecência, as más intenções e nos membros sexuais estão às imoralidades, os desejos compulsivos, a necessidade carnal que já nascemos com ela, mas que precisamos controlar. Paulo aqui nos alerta a nos livramos desse corpo imundo, a abandonar nosso corpo material e viver do espírito, não me refiro a andar sujo ou em trapos, mas sim, a ter o que é necessário para carne e acumular bens para o espírito.
“Pelas quais coisas vêm à ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.” Cl 3.6-7
São as coisas trazidas, em forma de prazer, pelo corpo mundano, que nos tornam inimigos de Deus, o Senhor quando abandonado também tende a nos abandonar (Os 4.2), e ai então sentiremos toda conseqüência da ira do Senhor, devemos ser obedientes, devemos ser fiéis e o Senhor sempre nos abençoará.
“Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,” Cl 3.8-9
A bíblia nos alerta sobre a necessidade do autocontrole; é preciso usar de sabedoria para se viver nos planos divinos, o mal está ao nosso redor, em nosso lar e precisamos saber como ficar afastado dele. Aprenda a se manter na paz, aprenda a ser servo de Deus e lembre-se do que deve se despojar:
1. Ira (Ef 4.6)
2. Cólera – Dividida aqui desta forma:
Adultério – Relação íntima ou sexual com alguém de outro
relacionamento.
Prostituição – Adulterar por valores.
Impureza – Sodomia, homossexualismo, lesbianismo, pederastia,
bestialismo e outras formas de perversão sexual.
Lascívia – Promover ou participar de eventos que fomentem sexo.
Idolatria – Adoração de imagens.
Feitiçaria – Pratica de encantamentos com espíritos malignos.
Inimizade – Malícia ou irritação a outro ser humano.
Porfia – Discórdias e disputas.
Emulação – Inveja, ciúmes, atitude de querer se sobressair a custa de
outro.
Ira – Revoltas domésticas.
Peleja – Disputa de superioridade.
Dissensão – Partidos ou facção.
Heresia – Ensinamentos contrários a doutrina.
Homicídio – Dar fim a vida de alguém.
Bebedice – Intoxicar-se com álcool.
Glutonaria – Festas obscenas e sexuais.
3. Malícia (Ef 4.31)
4. Maledicência (Mt 12.31)
5. Linguagem Obscena (Ef 4.29)
6. Mentira (Ef 4.25)
7. O velho homem (Co 5.17)
“E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.” (Cl 3.10-11)
Devemos ser transvertidos da glória de Deus, entendendo a obra do Senhor, podemos fazer de seu amor a nossa segunda pele, poderemos nos vestir de uma nova natureza. Essa natureza é uma nova pessoa que o Criador está sempre renovando, para que se torne parecida com Ele, afim de que todos possam conhecer suas obras. O conhecimento divino é uma fonte de vida nova. A ignorância é o estado do pagão comum que aprende somente um pouco a respeito de Deus. Deus planejou que nós tivéssemos pleno conhecimento, Ele nos renova segundo o Seu padrão e nos alimenta com uma mente sã e a sabedoria da verdade. Nessa verdade absoluta, faz-se um novo ser, e já não existe relação entre direito e privilégios por causa de raça, cor ou posição social. Cristo é tudo para todos os crentes e é tudo em todos os crentes.
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” Cl 3.12-13
O Senhor nos ensina que somos o Seu povo, que ele nos amou e que devemos amar ao próximo como a nós mesmos. Devemos ser repletos de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza, e de paciência. A ira não pode nos acompanhar, e se alguém nos fizer mal devemos perdoá-lo como Cristo nos ensinou. Todo cristão verdadeiro é amado por Deus (Rm 1.7; 2 Co 7.1; 1 Jo 3.2) e é santo (Cl 1.22; Hb 3.1; Ap 22.11) .
“E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” Cl 3. 14-17
Acima de tudo, devemos alimentar-nos de amor. Quem conhece o amor, conhece verdadeiramente a Deus. O amor é a corrente de união de tudo e de todos. Cristo nos chama a sermos um só corpo, unidos pelo amor e revertidos pela paz, que Dele provém. Após vestir-nos das coisas já citadas acima, devemos também nos revestir com esta capa protetora chamada amor, pois o amor é a verdadeira perfeição (Mt 5.43-48). Devemos ser agradecidos pelo amor de Deus, e a maneira de fazer isto, é deixar viva a mensagem de Cristo em nossos corações. Nossa missão é anunciar e ensinar a outro aquilo que já conhecemos, e a melhor forma de fazê-lo são com cantos e louvores, pois a alegria espiritual que todo crente possui vem apartir da gratidão existente em nosso coração. Devemos seguir as ordens de Deus e cuidar em buscar as coisas espirituais, mortalizar nossos costumes carnais, despir-nos da vida antiga e revestir-nos de um manto de amor, suportar as falhas dos outros, perdoar as ofensas deferidas a nós e por fim sermos cheios de paz. Quem consegue viver assim, na forma que Deus quer, é cheio de autoridade e tudo pode em nome de Jesus.
Finalizo minha ultima mensagem de 2011, desejando para você e toda sua família um 2012 abençoado, que o Senhor Deus possa agir poderosamente em teu coração, que possa surgir em ti um sentimento novo, que tu sejas transfigurado em um corpo de alegria e de paz, que o Senhor seja a ti tão fiel, quanto tu sejais a Ele, que exista comunhão entre você e o Senhor para que no dia do arrebatamento tu sejas escolhido. Existe um costume mundano de nos vestirmos de branco na virada do ano, quero te fazer um pedido especial, que nesta virada que se aproxima você possa se vestir não de uma roupa física, mas de um sentimento novo, que teu corpo seja vestido de um novo homem, que seja um homem misericordioso, um ser repleto de benignidade, que a humildade seja teu cartão de apresentação e que tua mansidão seja reconhecida por todos, que Deus te abençoe poderosamente com a Sua Longanimidade, que te presenteie com paciência, perdão e amor. Estes são os votos deste pequeno servo de Deus a você em 2012.
Amém