Deus é a sua vitória
Deus é a sua vitória

Pregação em 27 de Janeiro de 2012
Davi Martins Ribeiro

Aprenda a ser vencedor

1 Sm 17.37

Bíblia de estudo Dake – Almeida Revista e Corrigida.
 Disse mais Davi: O Senhor me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então. disse Saul a Davi: Vai-te embora, e o Senhor seja contigo.

Bíblia Sagrada - Edição para jovens.
O Senhor Deus me salvou do leão e do urso e me salvará também desse filisteu - disse Davi. Pois bem! Vá e que Deus esteja com você._ respondeu Saul.

Amados,

Este texto relata momentos antes do pequeno Davi enfrentar o gigante filisteu Golias; Quem diria que Davi, um jovem pastor de ovelhas, no sentido literal, enfrentaria um leão e um urso para defender suas ovelhas e que algum tempo depois enfrentaria um gigante para defender agora não mais suas ovelhas, mas também o seu povo. E foi graças à força do Senhor, que Davi sempre foi vitorioso! Todos nós já vivemos momentos de grande dificuldades e também tivemos de enfrentar imensos desafios. Mas, com certeza, nenhum de nós precisou matar um leão, um urso e um gigante.

Nos dias atuais é muito pouco provável nos depararmos com um imenso gigante, mas é totalmente possível ficarmos frente a frente com um leão ou um urso, basta que, para isso, nos dirijamos a seu habitat natural. O que não acredito é que alguém possa se candidatar a tal feito, estou certo? Vamos admitir que para se enfrentar feras é necessário muita coragem e que sobreviver para contar a história não é algo muito comum. E o que dizer, então, de enfrentar um gigante pronto para guerra. O ser humano pode não superar os animais em ferocidade e força, mas é possível superá-los em estratégia usando a nossa inteligência. Contudo, no caso do gigante, certamente você pensaria logo no seu tamanho e força, então o que faria?

No mundo atual, somos diariamente estimulados a crer em nossa capacidade, nossa força e nossa superação, mas tudo isto não é suficiente para uma luta corpo a corpo com um urso ou um leão, imaginem então com um gigante. É necessário algo a mais, algo que apenas Deus pode nos dá, uma força sobrenatural que adquirimos na presença do Espírito Santo e que, enfim, nos dá a vitória. Davi sabia disto, ele acreditava nele, mas sobretudo em Deus. Quando o gigante filisteu desafiou o seu povo, ele relembrou das vezes em que Deus o ajudou a matar um urso e um leão, e certo da vitória oferecida pelo Senhor ele se dispôs a enfrentar Golias. Ele acreditava na ajuda de Deus! E é com o pequeno Davi que aprendemos a ser vitoriosos, ele nos revela a fórmula do sucesso, e vos alerto que hoje também enfrentamos leões, ursos e gigantes; quero, com a linguagem tipológica da Bíblia, exemplificar o que significa hoje este seres e o peso que eles significam em nossas vidas.

O LEÃO

Alguém já viu de perto um leão? Ele é um animal majestoso e imponente. Vive cerca de 20 anos, chega a 250 kg com 3 metros de comprimento. Está no topo da cadeia alimentar, pois possui uma incrível explosão muscular que o faz chegar a 58 km/h, é especialista em quebrar o pescoço de suas vitimas e suas garras fazem cortes de 10 cm de profundidade. Em um dia, dorme cerca de 19 horas e está caçando pelas 5 horas restante, precisa comer 7 kg de carne diariamente e seu rugido é o mais belo e forte da selva, chegando a ser ouvido a 9 km de distância. Mas com tudo isso, o que chama a atenção desta fera é o seu apetite voraz e sua diária necessidade de fazer novas vítimas.

E hoje, o que representa este leão? Ele é para nós nossas lutas diárias, as adversidades presentes em nosso dia a dia, nossos inimigos cruéis e violentos que tenta nos afastar da palavra do Senhor. O apetite voraz deste animal pode ser comparado a nossos desejos mais profundos e perniciosos, aqueles que são difíceis de serem controlados, e posso caracterizá-los em 3 aspectos: SEXO / DINHEIRO / PODER.

SEXO

O sexo é necessário para que o homem e a mulher se tornem uma só carne. Hb 13.4 enfatiza que o casamento deve ser honrado, isto é, que ambos sejam fiéis um ao outro. Hebreus também adverte que Deus julgará tanto os imorais, os que se dão à prostituição, como os que cometem adultério. Portanto, o apetite sexual desregrado e insaciável, deve ser controlado na vida do servo de Deus, e não a outro meio de fuga deste leão voraz a não ser a oração e a vigília, como diz Mt 26.41. Aprenda a desenvolver em seu relacionamento um amor que envolva carinho, companheirismo e verdadeira afeição.

DINHEIRO

Este é um mal necessário, sem dinheiro não podemos viver em sociedade. Mas é necessário sabermos a diferencia entre o dinheiro e Deus. Não existe um Deus de finanças milagrosas, um Deus que alimenta apenas tua conta bancária. 1 Tm 6.10 diz “porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” O mal não esta no ter dinheiro, mas em amar ao dinheiro, em buscar a Deus na intenção de adquirir dinheiro. Esta cobiça, ou seja, este desejo imoderado de ter dinheiro é sim um grande leão voraz nos dias de hoje. Ec 5.10 diz que aquele que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro, e quem amar a abundancia nunca se fartará da renda, pois também isto é vaidade. Quero te convidar a ler diariamente 1 Tm 6.9. Estas são advertências muito sérias para os que colocam o dinheiro como prioridade de suas vidas. Para frear a voracidade humana, a Bíblia exorta o servo de Deus a fugir de tudo isso e viver de dedicação as obras divinas.

PODER

É este o maior atributo do leão. Significa a capacidade de fazer alguma coisa; é o direito de agir, mandar, deliberar e exercer autoridade sobre algo. Nos dias atuais, políticos corrompem-se para obter mais poder; grandes executivos agem ilegalmente contra pequenos executivos para poderem ter mais privilégios e manterem-se no topo do sucesso; Lideres religiosos preocupam-se com a própria imagem e buscam vender um Deus de promessas, mas tentativa de obterem mais dízimos, ofertas, fama e aplausos. Nossa sociedade esta enlouquecida pelo poder da ambição; pessoas de tornam deuses intocáveis, donos de tudo e de todos. Assim sendo, a referência familiar, a honestidade, a verdade e a justiça descem pelo ralo. Nas nossas igrejas isso ocorre diariamente, vemos cristãos em busca de fama e glória, tentando controlar as situações  e evitando que Deus esteja no controle. É necessário lembrar que Deus nunca dará a sua glória para ninguém, a não ser Jesus Cristo, 1 Pe 4.11.  O homem de Deus deve saber que quem sustenta ele é o próprio Deus, e que se for da vontade Dele, Ele mesmo o derrubará. Para nos manter longe desse leão é preciso deixar Deus agir, entregue o controle de sua vida nas mãos de Jesus e assim andará sempre em caminhos retos.

O leão é um ser imponente e poderoso, e isso nos representa a soberba. Esta característica é umas das seis coisas que mais aborrecem a Deus, veja em Pv 6.16. Davi temia que o sucesso e a fama corrompessem o seu coração, tornando-o arrogante e altivo. Com a soberba o homem torna-se autosuficiente, e o faz evitar a presença de Deus. Devemos vigiar sempre pois essa característica é fácil de ser adquirida, basta uma simples salva de palmas ou dois ou três elogios. Você quer saber quem realmente esta a seu redor, dê um pouco de dinheiro e poder a alguém e logo ela se revelará. Deus rejeita os soberbos e este leão trás grandes conseqüências. Leia Pv 16.5; 16.18; Is 2.11; Tg 4.6.

O URSO

E um urso, alguém já viu? Ele é um animal solitário e onívoro. Vive cerca de 30 anos, chega a 750 kg com 2.5 metros de altura. Possui olfato avantajado e sua patada pode facilmente esmagar a nossa cabeça. É um dos poucos animais que não teme o homem e por ser sagaz e rápido pode atingir até 55 km/h para alcançar uma presa. No AT podemos ver 8 referencias sobre o urso, veja em Os 13.8; Pv 28.15, por exemplo. Isto mostra que este animal era comum entre o povo de Israel.  No livro de Daniel este animal representava o império Medo-persa (Dn 7.5) e anunciava o caráter destruidor dos conquistadores que eram impiedosos (Is13.17-18). O mesmo Isaias descreve as mudanças provocadas no coração humano quando se aceita as doutrinas de Jesus, apresentando uma ursa acompanhada de uma vaca, e alimentando-se ambas na mesma pastagem. ( Is 11.7).

Mas o que nos representa o urso? Representa os problemas que nos prendem e dos quais não temos como nos desvencilhar, aqueles que nos parecem insolúveis. O urso é para nós a competitividade do dia a dia. Sempre tem gente mais esperta e astuta do que nós, quando pensamos em sair de casa e fazer algo que nos beneficie, sempre tem um sujeito que saiu na nossa frente e apoderou-se primeiro. Assim como um forte abraço de urso são nossos problemas do dia a dia,eles nos predem e não nos deixam escapar, e assim como as patas fortes de um urso que matam um homem, são estes problemas que nos golpeiam duramente com manifestações abomináveis como a traição, injustiça e perdas. O homem de Deus deve sempre Nele confiar e não se pode abater com as dificuldades diárias, a oração é o caminho até Deus e Deus é a solução de qualquer problema.

O GIGANTE

Bom, acho que ninguém aqui viu o Golias, né? Mas certamente deva ter lido sobre ele. Ele era um filisteu gigante que desafiou os israelitas. O nome Golias significa “passagem, mudança”.  Os filisteus eram um povo guerreiro, que constantemente disputavam territórios, houve uma época que existiu um contato próximo entre israelitas e filisteus, a ponto de Sansão tomar uma filisteia por esposa (Jz 14.1-17), mas nos tempos de Saul estas batalhas se intensificaram e veio o desafio de Golias ao povo de Israel. Golias nasceu na cidade de Gate, tinha quase 3 metros de altura, trazia na cabeça um capacete de bronze, vestia uma armadura, uma couraça de bronze que pesava 70 kg. Nas pernas tinha caneleiras e nos ombros carregava um dardo de bronze, nas mãos tinha uma lança onde apenas a ponta pesava 7,5 kg. Sua aparência era horripilante e apenas seu grito assustava todo exercito de Saul (1 Sm 17.11).

O que este gigante nos representa hoje? Representa tudo aquilo que é maior e mais pesado do que nós. o que é mais poderoso. O gigante confiava na sua força e na sua estatura, agia com certeza da sua vitoria, por 40 dias intimidou e desafiou o exercito de Israel. Da mesma forma são os grandes desafios de nossas vidas, tão forte e assustadores que evitamos enfrentá-los. No texto vemos o tamanho, os aparatos e o preparo do gigante, mas também podemos ver que Davi não estava só, ele estava com seu escudeiro, Deus Todo-Poderoso, Davi não temeu Golias, como os demais israelitas porque ele não olhou para o tamanho do seu inimigo, mas sim para a força do Deus de sua fé. Ele apenas viu um inimigo afrontar o seu povo. “Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” 1 Sm 17.26. devemos ser como Davi, não podemos ver nossos desafios, ver nossas limitações, mas sim o poder de Deus que existe em nossas vidas.

Aprenda a ser vitorioso

Quando Davi foi ao confronto com o terrível gigante, era se armou e se preparou; assim também, você deve fazer para vencer os gigantes de sua vida, quando você se dispõe a vencer o leão, o urso e o gigante, você não pode se importar com o que as pessoas estão dizendo a sua volta. Davi não foi até o local da batalha por iniciativa própria. Seu pai o havia enviado para levar mantimentos aos seus outros três filhos que estavam lutando, contudo, ao deparar-se com a situação presente, Davi não pôde aceitar aquelas afrontas. Ele era servo de Deus. Se você tem desafios, para vencê-los é preciso não se intimidar, resista às palavras de desestímulos. Não as ouça. Elas servirão apenas para fazerem com que você perca a sua disposição de enfrentar seus males.

Seu próprio irmão procurou desacreditá-lo, levando-o a pensar que Davi só queria chamar a atenção sobre si mesmo. O rei Saul procurou palavras gentis para dizer-lhe que ele era incapaz de obter a vitoria. O gigante tentou intimidar Davi, desprezando-o por sua falta de capacidade física.  Assim também somos intimidados para que não avancemos em nossas conquistas, porém, não podemos ficar paralisados, não podemos perder a nossa disposição, precisamos nos manter determinados a enfrentar cada batalha, certos de que Deus nos garantirá a vitória.

Tenha domínio de seus medos, o corajoso não é aquele que não tem medo, mas aquele que controla os seus medos. A coragem lhe dá energia para você utilizar o seu potencial psicológico e físico, com coragem você é capaz de avançar, de seguir em frente, de superar seus obstáculos. Davi e Golias eram como o leão e o elefante. Apesar de ser 50 vezes menor o leão caça o elefante, e você sabe por quê? Porque o elefante teme o leão? Porque o leão enfrenta o elefante? Simplesmente porque o leão vê no elefante uma fonte de sobrevivência, enquanto que o elefante vê no leão uma ameaça mortal. Davi nunca chamou Golias de gigante, ele o via como um filisteu incircunciso que desafiava o poder de Deus.

Nunca supervalorize seus problemas, aprenda a ver a vida da maneira correta, do ângulo exato, não enxergue a desgraça, a dor ou a destruição, aprenda a visualizar a esperança, o novo dia que nasce. Se é grande seu problema, melhor é então sua visão para acertá-lo de cheio, existem cristãos que tem menos fé que os ímpios, cristãos que de tudo duvidam, que não enfrentam a vida. CONFIE NO SENHOR TEU DEUS, E A VITORIA TE ENCONTRARÁ.

Amém


















Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1







Total de visitas: 22577