Criar um Site Grátis Fantástico
Ame àqueles que te fazem o mal
Ame àqueles que te fazem o mal

Pregação em 02 de Janeiro de 2012
Davi Martins Ribeiro

Ame àqueles que te fazem o mal
Lc 6.27-28

Bíblia de estudo Dake – Almeida Revista e Corrigida.
 “Mas a vós, que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem, bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam.”

Bíblia Sagrada - Edição para jovens.
“Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos e façam o bem para os que idéiam vocês. Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês.”

Amados, meu Senhor tem incomodado meu coração deste o primeiro dia deste ano para falar sobre o incontestável amor que apenas Ele possui. Uma irmã da igreja me veio pedir oração pelo pastor, que está sendo perseguido pelas más línguas e provado na sua fé; percebo que a unção de Deus presente na vida deste líder realmente é tremenda, pois a paz que existe em seu semblante e o amor que existe em suas ações são realmente características de pessoas que estão nos braços do Senhor. Quero hoje falar sobre esse amor, que é característica de pessoas do bem. Um amor que é difícil ser entendido, que é demorado para se obter, mas que é o único caminho direto ao Senhor.

No texto acima, Jesus havia passado a noite em oração e na manhã seguinte havia escolhido os seus 12 apóstolos, descendo do monte encontrou uma grande multidão; pessoas de Jerusalém, da Judéia, de Tito e de Sidom, eles ali estavam em busca das curas que Jesus oferecia gratuitamente àqueles que Nele criam, e vale se notar aqui que muitas dessas tribos eram inimigas, mas ali estavam juntas em busca de um objetivo comum. Jesus então lhes ensinou quatro bem-aventuranças: “Bem aventurados os pobres, porque deles é o Reino de Deus; Bem aventurados os que têm fome, porque serão saciados; Bem aventurados os que choram, porque serão consolados; bem aventurados os odiados, perseguidos e insultados por seguirem a Palavra de Deus, pois serão recompensados.” Jesus também os alertou sobre quatro ais: “Ai dos ricos, pois já estão com sua consolação; ai dos fartos, pois irão se lamentar; ai dos que zombam, pois irão chorar; ai dos exaltados, pois seus pais também exaltavam falsos profetas”.

Jesus detalha o Reino de seu Pai; o céu está para os que sofrem, mas não negam a Deus, está para quem é maltratado, perseguido e humilhado por semear a Palavra e ter atitude de vitorioso. É refletindo nessa mensagem que penso no amor de Deus.  A atitude deste amado pastor é a mais correta que alguém sábio poderia tomar, ele está orando por seus perseguidores, clamando pelas suas vidas e ao que se vê, não guarda rancor por aqueles que o perseguem. Deus ensina-nos exatamente isso. As grandes catástrofes do mundo acontecem devido à carência de amor ou a falta do desejo de amar. No dicionário Amar é ter devoção, dedicação, ternura, afeição, estima, gosto, apreciação. E o amor de Deus tem exatamente esta descrição, mas o mundo atual está focado apenas em acumular riqueza, obter vantagens e já existem até os que pregam que o verdadeiro Deus é o que faz do mendigo, um grande empresário. Deus não te manda se desfazer de teus bens, mas te alerta sobre a influência deles em tuas atitudes. Para se entender o amor de Deus e ter este amor presente na vida é necessário ser obediente aos mandamentos do Senhor, assim como está escrito em João 14.21 e repetido em João 14.23.

Para entender que Deus é o amor, precisa-se saber que:

1.    Deus nos conhece profundamente.   Lc 12.7

“Até os fios de cabelo de vocês estão todos contados. Não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos! – Homem, quem me deu o direito de julgar ou de repartir propriedades entre vocês?” Jesus fala ao povo que devem temer a Deus, pois Ele os conhece profundamente. Ora, se Deus nos criou, como não nos conheceria? Dentro desse profundo conhecimento Ele nos ensina uma grande característica do amor: A liberdade. Deus poderia intervir em todas as atitudes erradas de seus filhos, poderia evitar tantas coisas ruins que ocorrem, mas Ele nos deixa livres para escolher, pois aqueles que realmente amam não aprisionam, nem determinam na vida dos seus. O livre arbítrio dado por Deus nos impulsiona a pensar quão grande Ele é, que pode até evitar que erramos, mas que nos deixa escolher.

2.    O Espírito de Deus nos faz amar.   1 Jo 4.12

“Nunca ninguém viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus vive unido conosco, e o seu amor enche completamente o nosso coração.” A benignidade que existe em abundância em algumas pessoas, vem exatamente da presença do Senhor; pessoas que buscam a Deus, que oram, que suplicam, que pedem a presença de Deus em suas vidas, são pessoas que conhecem outra característica do amor:  O perdão. Viver em sociedade não é tarefa fácil, quando existe um grupo de pessoas que possam ter pensamentos diferentes é quase que inevitável o conflito, porém, quando se tem Deus no coração, usamos a sabedoria e entendemos que perdoar as diferenças e respeitar as atitudes é desejo do Senhor. Para amar, é preciso perdoar, podemos refletir melhor lendo Fl 3.13-14.

3.    Ama verdadeiramente aquele que sabe ser frágil.  Fp 2.5-7

“Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos.” Jesus nos deu uma grande lição sobre o amor: A humildade. Amar é estar disponível, é saber abster-se dos desejos pessoais para atender os do outro. É ser pequeno para servir, porém grande para não ser pisado. Amar é saber estar na posição do outro, é entender o outro se colocando no lugar dele, é ajudar mais do que aborrecer.

4.    Ama verdadeiramente quem ajuda no anonimato  Mt 6.2

“Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa.” Nós estamos no segundo dia de um ano novo, na TV só o que acompanhamos são as festas de ano novo das “grandes celebridades”, observamos os desperdícios, a luxuria, a soberba... Jesus nos foi mestre de algo fantástico: A Caridade. Acredito que muitos poderiam ter sido ajudados se o país se unisse em uma só festa, se ao invés de festas individuais onde se gastam grandes quantidades de dinheiro com bebidas e comidas, fizéssemos um mutirão de solidariedade, ajudando um vizinho que necessite, um parente, ou até mesmo um desconhecido, teríamos iniciado um 2012 nos braços de Deus. Até existem anualmente campanhas de solidariedade que mobilizam o país, mas estas servem mais para divulgar marca, do que anunciar a palavra de Deus. Aprenda a doar o que é seu, peça que Deus cruze em tua vida pessoas carentes e no teu anonimato serve a elas, pois o Senhor te recompensará.

5.    Sabe amar aquele que consegue ser puro.  Mt 18.3

“Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se não mudarem as suas vidas e não ficarem iguais a estas crianças, nunca entraram no Reino de Deus”. Jesus nos ensina que saber amar, é saber ser inocente. A inocência! Quão bom seria se todos nós víssemos o mundo aos olhos de um inocente. Teríamos mais bondade, mais pureza, nossas vidas seriam repletas de alegria porque não focaríamos nos problemas. Ser criança não é ser tolo nas atitudes, mas ser honesto.

6.    Ama quem sabe ser fiel.  Rm 8.38-39

“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Deus nos provou Seu enorme amor, sacrificando por nós o seu próprio filho. Aquele que amar Jesus plenamente será amado por Deus em toda sua totalidade. O Senhor nos ensina que amar é seu fiel. A fidelidade. Esta é uma maneira fácil de chegar ao agrado do Senhor, Ele gosta quando você é fiel e nos mostra pela história de Jó que sempre retribui em dobro à fidelidade daqueles que lhe são fiéis.

7.    Quem ama é vitorioso.  Rm 8.37

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” Quem confia no Senhor, é certo de sua vitória. Deus ama toda sua criação, e gratifica aqueles que a Ele são fiéis dando-lhe vitórias. Davi amava e glorificava a Deus e por isso era vitorioso em suas batalhas. Leia o Sl 91, comprove por ele que não importa qual seja sua batalha, mas nos braços do Senhor você sempre será vitorioso.

Você até pode estar na dúvida e me questionar:

•    E o que fazer quando não me sentir amado?

É preciso entender que os sentimentos e a verdade raramente têm muita coisa em comum. Não importa como você se sente; a verdade é que você é completamente amado por Deus e que nada poderá separar você do amor dele. Às vezes, nós comparamos o amor de Deus com o amor que nós conhecemos aqui na terra. O amor que nós conhecemos pode ser condicional, baseado em seu desempenho como amigo, estudante ou até mesmo como criança. O amor de Deus não tem condições, e não há nada que você possa fazer que remova a constante dedicação Dele a você. Nada que você faça fará Deus parar de te amar, pois você sempre é alvo do Seu amor. Nele você pode verdadeiramente confiar. Leia Sl 91.14; 136.1; 139.13-14 e comprovarás o que digo.

•    E o que faço com as pessoas que falam de mim pelas costas?

Leia Lc 6.28-35. Verás que Lucas diz “Bem vindo ao clube”. Sempre foi assim, as pessoas que amam a Deus sempre foram perseguidas por mentiras e tribulações. Consola-nos saber que Deus irá cuidar daqueles que são perseguidos e maltratados; se seus amigos mentem ou o julgam pelas costa, faça o oposto; mesmo quando você estiver irado deve lembrar-se das palavras de Jesus e se confortar em saber que o Senhor fará juízo, sei que quando alguém nos julga o nosso caráter e reputação são expostos e colocados em risco, porém, mais vale a você o julgamento de Deus ao julgamento dos homens. Lc 6.37 nos ensina “não julguem os outros, e Deus não julgará você”.

Observe que o coração humano não tem a capacidade de dar o amor que você precisa para ser feliz, a limitação do coração humano é grande, pois ele não pode fazer nada por si mesmo; ele dependerá sempre de outro coração que o ajude e igualmente o ame para que ele possa também ser feliz. Nestas condições, o coração humano está sempre sujeito às limitações da vida, às vezes até mais frágil e muito mais carente que o nosso próprio coração, aumentando assim, cada vez mais, o círculo vicioso da infelicidade. O carente procura outro carente, o frágil se apóia em outro frágil, na esperança de que cada um dê ao outro, a felicidade que ambos não tem. O resultado disso: A queda. Estamos nos apoiando em algo sem sustentação em si mesmo. Da mesma forma, quando alguém quer fazer de nós a sua fonte de felicidade, colocando em nossas mãos a sua enorme necessidade de ser feliz; e nós, eu e você, que também estamos precisando desesperadamente de felicidade nos sentimos confusos e impotentes.

É neste momento, de angústia e solidão, que devemos nos lembrar daquela frase: “JESUS TE AMA”, sim, Jesus te ama, e com um amor que nasce não do coração humano, mas do coração de Deus, ninguém pode te amar como Jesus te ama, simplesmente porque Jesus não tem amor, ele é o amor, o verdadeiro amor, que não pode ser encontrado no coração humano, pois vem do alto, é espiritual, é sobrenatural, é sagrado... Jesus não esperou ser amado por você para poder te amar, ele já te amou ontem, agora, amanha e sempre, o e amor divino, não estabelece condições ou imposições para te amar, Jesus te ama como você é, para ele você não é feio ou bonito, grande ou pequeno, branco ou negro, rico ou pobre, jovem ou velho, pois Jesus não olha tua aparência, mas vê o teu coração, e é ali, no teu coração, que Ele quer ficar, para lavar tuas feridas, tirar todas as amarguras, secas tua lágrima e sarar as cicatrizes de tua alma por que você é importante demais para Ele.

O que podemos concluir ao fim desta mensagem é que o coração humano não tem culpa por ser limitado, se alguém não deu a você a felicidade que tanto esperava, é porque ninguém pode dar aquilo que não tem, mas quando você aceitar receber em seu coração este amor que perdoa, este amor que não cobra, esse amor que dá a paz e a alegria, o seu coração  será transformado em um coração espiritual, pois nele habitará o amor de Jesus Cristo, então, você começará a olhar,  a perdoar e a amar como Jesus, e finalmente encontrará o que tanto procurava: “a felicidade”. Pois só o amor de Jesus Cristo pode te dar tudo o que precisa para ser feliz, pois ninguém pode te amar como Jesus te ama.  

Amém.

 

Gostaria de dedicar a mensagem de hoje a um amigo especial, Pastor Nelson. Obrigado por me ensinar que o amor de Jesus é mais gratificante que o amor humano, foi na sua provação que pude aprender mais sobre Deus, estou orando por você e tenho absoluta certeza que sua vitoria está certa, pois o Senhor é contigo e Ele nunca falha.



















 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
2







Total de visitas: 22573